Curso CAEM/USP

07/02/2014 14:05
 

 

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais

 

 

No primeiro de semestre de 2014 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais”.

Objetivos: Em geral, professores acreditam que a Álgebra se resume a manipulação de símbolos ou na resolução de problemas com o uso das equações e sistemas lineares. O objetivo deste curso é discutir a importância de desenvolver o pensamento algébrico por meio de atividades apropriadas para a primeira fase do ensino fundamental. Daremos dar ênfase a situações e problemas que podem ser representados simbolicamente, levando o aluno a "pensar genericamente". Dessa forma, pode conduzir o aluno a perceber regularidades e a explicitar essas regularidades através de estruturas ou expressões matemáticas. Também é possível levar o aluno a "pensar funcionalmente", ou seja, estabelecer relações entre variáveis. A intenção é valorizar a linguagem algébrica como meio de representar ideias e não apenas como um conjunto de regras de transformação de expressões simbólicas.

Trataremos o pensamento algébrico segundo as orientações sugeridas por Kaput e Blanton (2005):

  • Promover hábitos de pensamento e de representação em que se procure a generalização, sempre que possível;

  • Tratar os números e as operações algebricamente - prestar atenção às relações existentes (e não só aos valores numéricos em si) como objetos formais para o pensamento algébrico;

  • Promover o estudo de padrões e regularidades.

     

     

    Ministrante:


    Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME-USP)

     

    Taxa: Atividade gratuita

    Público Alvo: Professores da rede pública (preferencialmente) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e professores de matemática em geral.

    Carga horária: 30 horas

    Número de vagas: 50 vagas

    Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.

    Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.

    Datas previstas para os encontros: 15/03, 22/03, 05/04, 12/04, 26/04, 10/05, 17/05 e 31/05, no período das 8h30 às 12h15.

  • O curso de atualização Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando no Ensino Fundamental I, com formação superior em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.

  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.

     

    Período para pré-inscrição: de 03/02/2014 até 07/03/2014.

     

    O processo de inscrições para o curso de atualização tem duas etapas:

    1- Preencha o formulário de pré-incrições (em breve estará disponível) e envie a documentação necessária pelo próprio formulário:
    cópias do último holerith, do RG e do diploma de conclusão de graduação em Matemática. Essa documentação é necessária devido a uma exigência da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

    2- Feito isso, seus dados serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.

     

    Fique atento: você só estará inscrito, de fato, no curso, quando receber o e-mail de confirmação de inscrição.

    Caso esteja inscrito no curso não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.

    Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.