Projetos e Ideias

 
 

1 – Título:  A Geometria e a Copa do Mundo


 

2 - Autor: Lúcio Mauro Carnaúba


 

3 - Coautor(es):


 

4 - Resumo da Atividade: O objetivo desta prática é apresentar e discutir uma Sequência Didática pensada e elaborada para alunos do Ensino Fundamenta II, o foco é envolver todos os anos desenvolvendo atividades de geometria plana.


 

5 – Atividade: dobradura dos ângulos notáveis de: 180º, 90º, 45º e 60º; a ideia de ângulo associada ao giro; composição de polígonos (triângulos equiláteros, losangos e trapézios); confecção de Mosaico; esboço da Bandeira Nacional, lei 5443, 28 de maio de 1968; redução de figuras planas;


 

6 - Tipo de Operação:    


 

7 - Nível de Ensino: Ensino Fundamental II – do Sexto ao Nono ano


 

 


 

8 - Modalidade de Ensino: Regular


 

 


 

9 - Componente Curricular: Matemática


 

 


 

10 - Temas e Conteúdos: medida de um ângulo em graus; uso do transferidor; uso do compasso; ângulos de um polígono; polígonos; classificação; soma dos ângulos internos (e externos) de um polígono; medidas de comprimento, comprimento e largura; proporcionalidade; redução de figuras planas; identificação de polígonos;  


 

11 - Competências e Habilidades: identificar; construir e medir ângulos; estimar visualmente a medida de ângulos; estimar visualmente a medida de ângulos ;   


 

 12 - O que se pretende alcançar com a atividade? : explorar um assunto que está em destaque neste momento em nosso país e oportunizar atividades diferenciadas que possam despertar em nossos alunos o interesse pela matemática a partir do ensino de geometria.


 

13 - Recursos: recursos simples, tais como: lápis de cor nas cores de nossa Bandeira;  régua, transferidor de grau;  CD descartável; papel ofício A4 reciclado; tesoura escolar; cola; papel dobradura para origami; compasso;


 

14 - Instrumento de Avaliação: atividades que vivenciam um trabalho lúdico e permitem que o aluno faça observações com relação aos trabalhos desenvolvidos durante as oficinas em sala de aula.


 

15 - Referências: Currículo de Matemática do Estado de São Paulo -7º  ano - 


 

16 - Quantidade de aulas previstas para o desenvolvimento da atividade:03 ou 4 aulas


 

17 - Desenvolvimento da situação de aprendizagem:Atenção! Antes de anexar arquivos ou transcrever textos, leia a Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata sobre os Direitos Autorais (www.cultura.gov.br/site/2008/02/02/lei-no-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998/)


 

Aula 1


 

 


 

Iniciar uma conversar com todos os alunos a respeito do evento internacional que é a Copa do Mundo e será realizado em nosso país a partir de junho de 2014. Oportunizar a todos os alunos atividades que estejam vinculadas ao ensino de geometria. Aula 2


 

Nesta etapa os alunos terão oportunidades para tirar as dúvidas e conhecer mais sobre algumas atividades que fazem parte desta sequência didática. A importância dos alunos conhecerem a Lei no. 5443, de 28 de maio de 1968, que determina as dimensões da Bandeira Nacional. Utilização de um jogo de cartas com formas geométricas que permitem que os alunos formem pares e aprendam algumas de suas características. Dobradura do Tangram de 7 (sete) peças para construirmos letras do alfabeto e formas geométricas diversas relacionadas ao tema.


 

 


 

Aula 2


 

 


 

Organização dos grupos (de forma heterogênea) e o acompanhamento no desenvolvimento de cada atividade.


 

Para a primeira atividade os alunos devem observar a redução de nossa Bandeira Nacional em relação ao que determina a Constituição Brasileira, utilizando neste momento uma régua graduada. Eles devem observar que existe uma proporcionalidade na qual a razão é ½. Para construir o círculo devemos utilizar compasso e régua.


 

Havendo possibilidade deve-se utilizar a sala do Acessa Escola para pesquisar sobre essa lei e os detalhamentos de construção de nossa Bandeira.


 

Aula 3


 

 


 

Para a segunda atividade os alunos devem unir os pares de cartas que correspondem aos conceitos geométricos corretos, são 18 pares. O Professor titular da sala juntamente com o PCNP do Núcleo Pedagógico devem observar as estratégias dos alunos e participar das intervenções necessárias diante dos conceitos envolvidos.


 

 


 

Aula 4


 

 


 

A terceira atividade consiste em realizar a dobradura do Tangram de sete peças e assim representar formas de: letras e pessoas se exercitando.


 

 


 

Aula 5


 

 


 

Construção de um Mosaico Hexagonal utilizando cores de lápis de nossa Bandeira.


 

 

 Oficinas CAEM/USP

Curso de Atualização CAEM/IME/USP

 
CURSO DE ATUALIZAÇÃO Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais
No primeiro de semestre de 2014 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais”.
Objetivos: Em geral, professores acreditam que a Álgebra se resume a manipulação de símbolos ou na resolução de problemas com o uso das equações e sistemas lineares. O objetivo deste curso é discutir a importância de desenvolver o pensamento algébrico por meio de atividades apropriadas para a primeira fase do ensino fundamental. Daremos dar ênfase a situações e problemas que podem ser representados simbolicamente, levando o aluno a "pensar genericamente". Dessa forma, pode conduzir o aluno a perceber regularidades e a explicitar essas regularidades através de estruturas ou expressões matemáticas. Também é possível levar o aluno a "pensar funcionalmente", ou seja, estabelecer relações entre variáveis. A intenção é valorizar a linguagem algébrica como meio de representar ideias e não apenas como um conjunto de regras de transformação de expressões simbólicas.
Trataremos o pensamento algébrico segundo as orientações sugeridas por Kaput e Blanton (2005):
  • Promover hábitos de pensamento e de representação em que se procure a generalização, sempre que possível;
  • Tratar os números e as operações algebricamente - prestar atenção às relações existentes (e não só aos valores numéricos em si) como objetos formais para o pensamento algébrico;
  • Promover o estudo de padrões e regularidades.

Ministrante:
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME-USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores da rede pública (preferencialmente) de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e professores de matemática em geral.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 50 vagas
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 15/03, 22/03, 05/04, 12/04, 26/04, 10/05, 17/05 e 31/05, no período das 8h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Uma abordagem do pensamento algébrico para as séries iniciais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando no Ensino Fundamental I, com formação superior em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentarcópia de seu diploma de nível superior.

Procedimento para inscrição no curso de atualização.
Período para pré-inscrição: de 03/02/2014 até 07/03/2014.
O processo de inscrições para o curso de atualização tem duas etapas:
1- Preencha o formulário de pré-incrições (em breve estará disponível) e envie a documentação necessária pelo próprio formulário:
cópias do último holerith, do RG e do diploma de conclusão de graduação em Matemática. Essa documentação é necessária devido a uma exigência da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
2- Feito isso, seus dados serão analisados e você receberá outro e-mail confirmando sua inscrição.
Fique atento: você só estará inscrito, de fato, no curso, quando receber o e-mail de confirmação de inscrição.
Caso esteja inscrito no curso não possa comparecer, é necessário avisar o CAEM com 5 dias de antecedência para que sua vaga possa ser disponibilizada a outra pessoa em lista de espera.
Para maiores esclarecimentos, ligue para (11) 3091-6160 ou envie um e-mail para caem@ime.usp.br.