OBMEP 2015 - Informações

24/02/2015 09:17

IMPA ABRE INSCRIÇÕES PARA A OBMEP 2015


O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abre nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2015.
No mesmo dia, será lançada a nova página da Olimpíada (www.obmep.org.br), a qual deverá ser acessada pelas escolas para fazerem as inscrições dos seus alunos até o dia 31 de março.
A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.
Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a OBMEP é dividida em duas fases.
No dia 2 de junho, acontecem as provas da 1ª fase. Os alunos classificados farão a prova da 2ª fase no dia 12 de setembro, e os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 27 de novembro.
Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2015 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que será realizado ao longo de 2016.
Além de premiar os estudantes com melhor desempenho na prova da 2ª fase, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos seus alunos.
Sobre a OBMEP - OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) é uma atividade do IMPA voltada para o Ensino Médio e Fundamental.
Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).
No site da Olimpíada, além de informações sobre os programas correlacionados (ver relação abaixo), alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores.
Programas da OBMEP
PIC (http://www.obmep.org.br/prog_ic_2008.html)
Participar do Programa de Iniciação Científica Jr. é o grande prêmio recebido pelos medalhistas da OBMEP. Realizado por meio de encontros mensais, em cerca de 80 polos espalhados pelo país, e de fóruns virtuais, o programa tem como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq, apoio logístico (para as aulas presenciais) e material didático.
PICME (http://www.obmep.org.br/picme.html)
Programa de Iniciação Científica e Mestrado, que oferece a estudantes universitários que tenham conquistado medalha em olimpíadas de matemática como a OBMEP e a OBM a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com a sua graduação, independente do curso escolhido. Os estudantes selecionados e que cumprem as atividades do programa também têm direito a uma bolsa do CNPq.
Clubes de Matemática (http://clubes.obmep.org.br/blog/)
Aprenda matemática se divertindo, de forma criativa. Nos Clubes de Matemática da OBMEP, são oferecidos ambientes interativos onde é possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e lúdica. Nos clubes, alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem participar de jogos, gincanas, discussão de filmes, desafios envolvendo a resolução de problemas etc.
Portal da Matemática (http://matematica.obmep.org.br/)
Videoaulas de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Voltado para alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o Portal abriga videoaulas curtas dadas por professores selecionados, além de conteúdos interativos, materiais que podem ser baixados (como apostilas), vídeos de exercícios sendo resolvidos e "mapas conceituais" que mostram os pré-requisitos de cada assunto.
OBMEP na Escola (http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html)
Para o professor de matemática de escolas públicas. O programa tem como objetivo estimular atividades extraclasse com o uso de materiais da OBMEP como os Bancos de Questões e exercícios de provas de edições passadas da Olimpíada. Professores de todo o país serão habilitados e preparados para desenvolver essas atividades em suas escolas ou escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da Capes.
PECI (http://www.obmep.org.br/peci.html)
Preparação para competições internacionais de matemática. Este é o objetivo do PECI, voltado para um grupo seleto de medalhistas da OBMEP, que realizam uma prova de habilitação. As aulas são presenciais e virtuais, e os alunos que apresentam melhor desempenho podem realizar uma sequência de provas e concorrer por vagas nas equipes que representam o Brasil em competições internacionais de matemática.
POTI (http://poti.impa.br/)
Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Este é o nome completo do POTI, que oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e em qualquer ano do Ensino Médio interessados em participar da OBMEP e da OBM. Há polos do POTI no Rio de Janeiro (no IMPA), São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Salvador, Fortaleza e Parnaíba.


www.obmep.org.br

OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

OBMEP.ORG.BR